Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

22 de junho de 2015

Walter Raleigh: A Resposta da Ninfa ao Pastor


Se jovem fosse toda a gente e o amor,
E a verdade na boca de cada pastor,
Cada um destes prazeres me levaria
A ir ser teu Amor em tua companhia.
 
Mas ao redil o Tempo recolhe o rebanho,
Quando o rio brame e esfria o rochedo,
É quando Filomela fica como os mudos
E o resto se lamenta de cuidados futuros.
 
Murcham as flores, e o viço campestre
Ao indócil Inverno logo se submete:
Uma língua de mel, coração sem amor,
Primavera de desejo, Outono de dor.
 
Os teus vestidos, sapatos, canteiros de rosas,
Tua boina, saia, flores preciosas,
Breve quebram e murcham – esquecidas são,
A loucura é completa, perde-se a razão.
 
Teu cinto de palhinhas e rebentos de hera,
Tuas fivelas de coral e botões de âmbar –
Entre todos eles nenhum me levaria
A ser teu Amor em tua companhia
 
Se se fosse jovem e o amor gerasse sempre,
Alegrias sem data, velhice não carente,
Por estes prazeres, minha alma decidia
Ir ser o teu Amor em tua companhia.
 
Walter Raleigh
England 1552-1618
in Os dias do amor
Editor: Ministério dos Livros
photo by Google



 

 

10 comentários:

Unknown disse...

Eu amo esse poema❤

Unknown disse...

Fiquei curiosa quando ontem estava ve ndo o filme ( diários de um vampiro)

Unknown disse...

Eu tambémm

Unknown disse...

Lindo poema se alguém tiver algum grupo de poesia ou poema pode color‐me

Unknown disse...

Eu tambm só conheci pq vi o filme o Enzo que d3clama

Unknown disse...

Também só vim ver por conta da série mas amei ❤️

Unknown disse...

Vida lindo poema alguém sabe qual a pergunta do pastor

Unknown disse...

Alguém sabe a pergunta do pastor

Unknown disse...

Se souber me avisa

Anónimo disse...

esse poema é resposta ao poema "O pastor apaixonado por seu amor", para os que estão perguntando.